| falar com o coração |

por Cris Boog


| home | artigos | atendimentos | cabala | contato | cursos | currículo | emailflorais | links | reiki | textos |

Tenho observado de maneira bastante intensa o poder das palavras... Sinto que estamos tão imbuídos de automatismo no falar que não nos damos conta nem do que falamos, nem do como falamos e nem das conseqüências de nossas palavras....

Os índios norte-americanos nos ensinam que todas as nossas atitudes geram conseqüências (positivas ou negativas) para as próximas sete gerações.

Escolhi o título Falar com o Coração. Por que com o Coração?

O coração é o órgão que representa o encontro da matéria com o Espírito. Se fizermos uma análise dos chacras, começando do chacra básico, é no coração que a matéria começa a se espiritualizar. Por outro lado, se começarmos pelo coronário e formos descendo, é no coração que o Espírito começa a se corporificar.

Então, quando falamos podemos deixar a energia (palavras, frases) sairem de vários lugares. Da raiva, do medo, da inveja, do ciúme, da crítica, ....ou do amor, da tolerância, da compaixão, do entusiasmo, da alegria.

Creio que existem poucas pessoas que tem a capacidade de transmitir amor através das palavras de uma maneira natural. A maioria de nós precisa respirar, deixando a negatividade se afastar, para desta maneira poder se abrir e deixar o amor fluir. Sim, falar amorosamente é se abrir. Se abrir para a vida.

E falar com amor não significa ser bonzinho, ser capacho, engolir sapos. É fantástico quando podemos simplesmente dizer as coisas, de uma maneira conectada, com dignidade, com presença de espírito. Sem agredir o outro, sem desdenhar o mundo, sem medo.

Então, cabe a cada um de nós resolver a própria agressividade, a própria inveja, o ciúme etc.... Mergulhar dentro de si, transformar lama em Luz e oferecer para o mundo um ser humano mais interessante...

Florais que trabalham o Falar Amorosamente

Limão (Citrus aurantifolia)

Indicado para a personalidade amarga, de índole mentirosa, destrutiva e invejosa. Esse floral trabalha o despertar da consciência com relação ao sofrimento que estes indivíduos provocam no outro por causa dessas atitudes negativas. Útil também para a personalidade que se encontra na polaridade oposta, quando carrega o sentimento da amargura gerado pelo outro. Esta essência floral trabalha sondando todos os corpos para encontrar a verdadeira cura, os ranços que traz de outras vidas, mas continua no padão.

Scorpius (Duranta repens)

Para a personalidade de índole escorpião, que, através de palavras cruéis destila a energia de um veneno que atuam como verdadeiras ferroadas, deixando o seu interlocutor atordoado e envenenado psicologicamente. Estão sempre criticando a tudo e a todos, é provocadora. Pessoas de difícil convivio.

Alcachofra (Cynara scolymus)

Nível da personalidade: Alcachofra é uma essência floral que efetua grandes transformações na consciência. Um dos aspectos que trabalha, diz respeito ao sentimento de vergonha de um modo geral. Floral útil aos que desenvolvem ou têm que desenvolver um trabalho espiritual elevado e tem vergonha de expor sua própria luz e conhecimento a grupos ou às pessoas em geral. Outro aspecto que este floral vem trabalhar está ligado a um certo tipo de medo que surge nas situações em que a pessoa só pode contar consigo própria, sente-se insegura, apreensiva e medrosa. A energia deste floral pela expansão da consciência resulta no distensionamento do corpo físico, traz leveza aos chacras superiores, atua em partes desenergizadas na região do cérebro e do terceiro olho. Floral que nos doa força para percebemos as posturas arraigadas que nos prendem ao passado. Nos abre para o novo e para o novo tempo que surge. Alcachofra é um floral muito útil às pessoas que querem se atualizar ou precisam se atualizar, traz abertura e receptividade. Este floral vem remover toxinas e resíduos muito antigos em todos os chacras, é regenerador dos corpos sutis. No físico se apresenta como muco. Refaz ligações energéticas em nossos corpos. É um grande regenerador de todos os corpos, trabalha o envelhecimento precoce devido vampirismo.

Mimozinha (polygala paniculata)

Essência floral que vem trabalhar a timidez. Traz força e conforto para enfrentar qualquer situação. Trabalha a timidez dos que têm receio de se expor em qualquer situação, por exemplo: falar perante muitas pessoas. Para pessoas que têm um trabalho a cumprir e tarefas a desenvolver, mas não têm coragem de expor seus pontos de vista, que seriam de muito proveito para o grupo. Floral útil para os que em certas situações "dá branco" em suas mentes, se sentem paralizados mentalmente. De um modo geral, estas situações podem provocar o trismo, devido muita tensão na região do maxilar. A tendinite ou dores nas articulações, podem surgir como cristalizações desta situação mental e emocional bloqueada, difuculdade de articular seu mental naturalmente. A energia desta essência floral traz a paz, que é perene.

Grandiflora (Thumbergia grandiflora)

Para os sádicos. Trabalha o sadísmo escondendo a verdade de sua essência. Cai a máscara e vai se purificando para ser realmente o que é. São pessoas que sentem prazer em submeter o outro a requintes extremos de tortura física, mental e emocional. São personalidades extremamente perversas e egoístas. Essa essência floral como todas as outras, trabalha também as personalidades presas na polaridade energética oposta, aos que são obrigados a se submeter a esses torturadores. São situações em que a vítima vive o profundo sentimento do medo, da impotência, da humilhação moral, e do horror, pela frieza e pelo extremo requinte da maldade a que é submetida. Essência floral muito útil: para casais que estão vivendo o padrão sado-masoquista, para crianças filhos de pais que espancam, para crianças que judiam de animais e batem em outras crianças. Muito importante seu uso em crianças que são espancadas e humilhadas, porque, pegam os traumas, vão se defendendo, vão usando máscaras.

Triunfo (Triunfetta bartamia)

Pessoas que estão no negativo. Floral que vem trabalhar o negativismo. Geralmente costumam ser pessoas que só dão valor às aparências. Essência floral indicada para os que dão valor somente aos que têm muito materialmente, só veem a vida pelo lado material. Não se dão valor porque não possuem muito. Por serem negativistas, atraem pensamentos terrificantes e passam a não ter controle sobre eles. São pessoas que estão polarizadas somente no lado esquerdo do cérebro. A energia da essência floral Triunfo vem promover a conexão com o lado direito do cérebro, o lado que ativa e desenvolve a intuição e faz a conexão com o Eu Superior. Promove a ativação do chacra coronário e do chacra frontal. Energia que estimula as pessoas a se elevarem espiritualmente. Passam a enxergar a verdade de sua essência e dos seus propósitos, que vão muito além do plano material. É o despertar de um novo enfoque sobre a vida, tornam-se mais confiantes, tranqüilos, harmonizados e felizes. É o desabrochar do espírito triunfando sobre a matéria, do espírito sublimando a matéria.

Rosa Rosa (Rosa grandiflora)

Essência floral que vem despertar em nós o amor incondicional. Remove o ódio. Quando o coração é bem cuidado no nível da alma, no plano físico supera bem todos os problemas. O bloqueio desta energia vem se manifestar em estado desarmônico de total desânimo e sentimento de desamparo. Não acreditam porque perderam a fé. Seu uso é útil em situações de perdas e nas depressões. Floral que vem trabalhar a fotofobia (pessoas que não suportam a presença da luz), são pessoas que não querem enchergar a verdade.